Projeto Esporte Cidadão é referência no país

            

O esporte, como muitos estudos já revelaram, é importante para a formação do indivíduo e para a conquista da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas. Porém, para que o acesso à prática esportiva desde cedo seja garantida, é necessário investimento. Poucos são os gestores que entendem e destinam uma verba específica para fomentar o esporte.

De acordo com Humberto Panzetti, presidente da Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer (ABSMEL), em entrevista publicada na Revista Educação Física, de maio de 2017, enquanto 30% dos municípios brasileiros não possuem orçamento específico direcionado ao esporte, a cidade de Indaiatuba está na contramão dessa realidade, pois tem mais de 2,8% do orçamento aplicado ao esporte. “Com esse percentual é possível investir em políticas públicas e mensurar os resultados. O Projeto Esporte Cidadão desenvolvido na cidade é o mais importante programa de esporte educacional do país”, ressalta Panzetti.

O Projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela Organização Nacional das Entidades do Desporto (ONED), em sua 4ª edição na cidade de Indaiatuba-SP, é referência no país. Realizado em parceria com a prefeitura de Indaiatuba, é incentivado pela John Deere do Brasil e pelo Banco Sofisa, através da Lei de Incentivo do Ministério do Esporte. Oferece 7 mil vagas para aulas gratuitas de 20 modalidades esportivas para crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos, em 19 núcleos distribuídos pela cidade.

O projeto ainda conta com uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) que realiza pesquisas para avaliar o impacto do projeto na vida dos alunos. “As entidades públicas e privadas apostam no Esporte Cidadão porque sabem que os recursos serão bem investidos. No entanto, muitos gestores municipais estão tirando o esporte de sua política. E o esporte só pode ser transformador, seja na qualidade de vida, na inclusão ou na saúde, se houver investimento de orçamento. A política pública só pode existir com orçamento. Política pública sem orçamento é discurso político”, conclui.

Humberto Panzetti já atuou na gestão de mais de 28 municípios e foi Secretário de Esportes de Indaiatuba de 2014 a 2016, quando da implantação do Esporte Cidadão no município.

Posted by admin