História

A ONED – Organização Nacional das Entidades do Desporto foi criada em uma reunião histórica junto ao então Ministro dos Esportes e Turismo Carlos Melles no dia 24 de Maio de 2001 no anfiteatro do ministério em Brasília/DF, onde 63 presidentes de confederações não-olímpicas e não para-olímpicas revoltados com o descaso de políticas publicas que sempre deixaram de atender estes seguimentos, foram reivindicar junto ao ministério uma posição para a mudança deste quadro.

Como resultado da reunião ficou claro a necessidade de constituir um órgão que representasse o segmento não olímpico e não para-olímpico junto à esfera federal. Tendo o apoio tanto do ministro Carlos Melles como do Secretario de Esportes de Alto Rendimento o Sr. Lars Grael, foi então que no dia 29 de junho de 2001 as 11:00 na cidade de São Paulo na Rua Dona Germaine Burchard, 451 – 1º Andar, realizou-se a reunião de fundação da ONED com a presença de 52 presidentes de confederações e associações nacionais de administração do desporto não olímpico e não para-olímpico, sendo que a primeira diretoria foi formada por um presidente, um vice-presidente e sete representantes de comissões:
Comissão de Desenvolvimento de Projetos (Alexandre Paganani), Comissões de Esportes Adaptados, Comunitário e Escolar (Vanilton Senatore), Comissão de Esportes Terrestres (Luiz Arthur Caselle Guimarães Filho), Comissão de Esportes Aéreos (Alberto Brittes), Comissão de Esportes Aquáticos (Caio Vinicios Picchi), Comissão de Esportes de Combates e Artes Marciais (Paulo César Zorello) e Comissão Consultiva e Fiscal (Lincoln Miranda Duarte), sendo que Humberto Panzetti foi aclamado presidente e o Sr. Mauzler Paulinetti vice-presidente. Com o inicio do governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi criado o Ministério de Esporte desvinculando o turismo do ministério, onde o então ministro Agnelo Queiroz publicou em Diário Oficial da União do dia 29 de Julho de 2003 a Constituição do Conselho Nacional de Esportes – CNE, aonde se deu a cadeira nº. 15 para a ONED com o atributo de representar tanto o esporte não olímpico como o não para-olímpico.

Partindo desta condição a ONED passou a fazer parte de todas as grandes questões do esporte nacional, representando o segmento acima mencionado, Em 7 de Dezembro de 2004, a ONED adequou seu estatuto junto ao novo código civil federal em atendimento a Lei nº. 10.406/02.

Outro grande passo consolidação da ONED como grande representante dos segmentos não olímpicos e não para-olímpicos foi à participação efetiva nas duas conferências nacionais, a primeira realizada na data de 17 a 20 de Junho de 2004 e a segunda realizada na data de 04 a 07 de Maio de 2006, ambas realizadas em Brasília/DF, nesta conferência com esforço de várias entidades de administração esportiva nacional não olímpica e não para-olímpica, consolidamos em relatórios finais a necessidade de políticas voltadas ao nosso segmento, a primeira grande vitória foi a Lei nº. 10.891, de 9 de Julho de 2004 que institui a Bolsa-Atleta garantindo um espaço para os atletas não olímpicos e não para-olímpicos outra grande vitória é a garantia que o nosso segmento estará sendo atendido na Lei nº. 11.472, de 2 de Maio de 2007 que institui o incentivo fiscal para o esporte, lei esta que espera pela regulamentação

Atualmente fazemos parte de duas importantes comissões de estudos além de participar efetivamente de todo o processo de democratização do esporte brasileiro.