Professores fazem capacitação à distância durante isolamento social

               Devido ao fechamento dos núcleos esportivos do Esporte Cidadão (Ano V) e consequentemente a suspensão das aulas como medida preventiva à disseminação da pandemia da Covid-19, as coordenadoras da ONED alinharam novas estratégias para dar continuidade às atividades do projeto.

               Trabalhando em casa, através de reuniões por meios digitais, as coordenadoras ajustaram o planejamento das atividades e estão oferecendo aos professores oportunidade de capacitação profissional online, como forma de aprimoramento.

               Aos professores foram sugeridos cursos livres gratuitos disponibilizados por diversas instituições de ensino à distância.

               A professora de Ginástica de Trampolim, Vanessa Andrade, foi uma das que aderiu à capacitação online. Ela está fazendo o curso “Ensino, Aprendizagem e Treinamentos nos Esportes Coletivos e Individuais”, oferecido pela Unimax. “Em um momento como esse, o melhor a se fazer é aproveitar para aprimorar nossos conhecimentos. Escolhi esse curso porque visa metodologias de ensino variadas as quais podemos adotar para nosso contexto educacional, além de apresentar a evolução de jogos esportivos coletivos para individuais e qual o momento ideal para aplicar as técnicas e táticas dentro do processo de ensino-aprendizagem. Com certeza esse aprendizado irá contribuir para as aulas do Projeto, uma vez que aborda conteúdos voltados ao desenvolvimento esportivo do aluno e apresenta o entendimento das etapas a serem respeitadas para que os mesmos possam progredir de maneira eficaz”, conta a professora.

               Thais Rodrigues de Souza, professora de Ginástica Rítmica, terminou o curso de “Técnicas de Lazer e Recreação”, da Fundação Bradesco e está cursando outro da UniFal de “Ensino-Aprendizagem – Treinamento nos esportes coletivos e individuais”. “Estou gostando dos cursos, e acredito que vão contribuir bastante com novas atividades e ideias para as aulas”, comenta.

               Elton Pereira é professor de Futebol e escolheu dois cursos da Unimax: “Crianças e adolescentes – Iniciação Esportiva” e “Processos Pedagógicos nos Esportes Coletivos”, que se encaixam no contexto de suas aulas.  “Temos disponíveis para estudo vídeo aulas, artigos científicos e livros. Bastante conteúdo para minhas aulas do Esporte Cidadão”, diz o professor.