Aulas Virtuais – Desafios e aprendizados

Depois de cinco meses, 126 aulas e 378 vídeos, a ONED está encerrando a produção e publicação das aulas virtuais do Esporte Cidadão (Ano VI).

Para as coordenadoras da ONED e os professores foi um período de desafios, muito aprendizado e com muitos resultados positivos. “No começo, o “desconhecido” me deixou com medo e ao mesmo tempo animada. Me senti desafiada e com receio de não dar certo. Conforme fomos desenvolvendo o projeto, e apesar dos imprevistos e algumas dificuldades que surgiram, tudo foi se encaixando e tomando forma. Com certeza, aprendi muito com as “aulas virtuais” e evoluí profissionalmente”, afirmou Alessandra Santos, coordenadora da ONED.

O ineditismo da situação provocou algumas dúvidas que se resolveram ao longo do tempo. “Muitas vezes, as dificuldades impostas por eu não saber quais seriam os resultados das minhas ações e decisões foram maiores no meu imaginário. Quando a vivência com as situações foram acontecendo, percebi que as dificuldades foram se resolvendo naturalmente”, completou Valéria Bonatti, coordenadora da ONED.

Para o professor de Taekowndo, Ricardo Leite, a proposta da aula virtual foi muito positiva por se tratar de um ambiente muito atrativo para as crianças. “Quando veio a proposta da aula virtual, eu achei muito válido porque é um meio de comunicação que a criança já está acostumada, que é o computador ou o celular, só que em vez de ser direcionado para uma informação que não seja tão relevante, ela teria a possibilidade de uma participação mais efetiva nas aulas do Esporte Cidadão”, disse o professor.

A utilização da tecnologia para disponibilizar as aulas, a desenvoltura diante das câmeras, planejar aulas para vídeo, pensar no espaço e no material que os alunos poderiam ter disponível para a realização das aulas, trabalhar em equipe e exercitar a criatividade foram algumas das experiências vividas pelos professores durante o período de produção das aulas virtuais do Esporte Cidadão (Ano VI). “Sem dúvida, era tudo muito novo para os professores, poucos ali tinham experiência em vídeo. Entretanto, eles superaram os desafios, não só profissionais, mas pessoais também. Eles se dedicaram para oferecer o melhor aos alunos do projeto, num momento extremamente delicado e diferente que vivemos nessa pandemia”, comentou a coordenadora da ONED, Fabiana Biondi.

“Iniciamos um trabalho “desconhecido” que acabou se tornando um desafio pessoal e coletivo (o trabalho era em equipe). Os anseios, as dúvidas e as incertezas eram muitas. Mas foram sendo supridas ao longo do processo”, afirmou o professor de Basquete, Silas Francisco Silva. “Parece ser fácil dar aula para a câmera, mas não é. É preciso saber o que falar, como falar, e quando falar. E isso, aos poucos fomos aprendendo”, falou o professor.

O professor de Tênis, Luis Filipe Esteves Giacomelli, relata que apesar de não ter prática nenhuma em gravação de vídeos para internet, gostou da experiência. “Foi legal, com o tempo conseguimos nos adaptar ao meio, evoluir e nos desenvolver. Isso nos instigou, fez com que a gente abrisse nosso leque de ideias em relação em como planejar a aula”, contou. Segundo Luis, nas aulas virtuais ele exercitou a criatividade e teve a experiência de trabalhar em grupo. “Foi bom porque eu pude ler, pesquisar e colocar em prática. Deu para ver que é super possível dar aula online e que as ideias são inúmeras, as alternativas, as formas de se montar uma aula são diversas”, salientou o professor Luis.

Para a professora Renata Lima, de Ginástica Artística, esse momento mostrou que é preciso se adaptar e dar o seu melhor. “Acredito que conseguimos nos reinventar durante esse período, oferecendo um conteúdo diversificado e adaptado à realidade do momento, podendo ser realizado pelos alunos de forma prática e divertida. Também, à medida que as aulas foram sendo planejadas e gravadas, pudemos melhorar nossa didática e linguagem, considerando o desafio de ensinar online”, acrescentou a professora.

“Eu fui me adaptando com o tempo, conforme fomos gravando. E para mim foi também uma oportunidade de desenvolvimento pessoal. Fiz curso de oratória e de comunicação para ir me aperfeiçoando para apresentar as aulas, para tentar levar o conteúdo de forma melhor para os alunos”, contou Dirceu Ferreira Neto, professor de Futebol.

Além de todo o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, a oportunidade de trabalhar em equipe foi muito valorizada por eles. “Para o grupo de Natação serviu para que nos tornássemos um grupo, uma equipe. Criamos uma abertura para trabalhar juntas. Criou-se um vínculo para fazer um trabalho bacana. Foi algo conquistado!”, frizou a professora de Natação, Cintia Rubio.

“Os laços de amizade estreitados entre os professores é outro ponto louvável. Desta forma, avalio de maneira positiva e necessária esta intervenção através das aulas virtuais, pois foi de grande valia para movimentar os professores e também os alunos do Projeto numa época de extrema dificuldade imposta ao direito de ir e vir dos cidadãos brasileiros e do mundo, devido a pandemia do Coronavirus”, ressaltou o professor Silas.

De acordo com a coordenadora da ONED, Eliane Rocha, fazer parte da sexta edição do projeto foi muito especial. “Foi uma experiência única, em todos os sentidos, principalmente, pela oportunidade de poder se reinventar em meio a tantos obstáculos (readequação dos espaços físicos, falta de equipamentos adequados para as gravações, medo de ser contaminada pela covid). Mas a força de vontade, a criatividade, a resiliência de todos os envolvidos e a tecnologia nos fizeram chegar de forma virtual onde de forma real não era possível”, concluiu a coordenadora.

Em março de 2020, as aulas do Esporte Cidadão foram suspensas para conter o avanço da Covid-19. Em 2021, as coordenadoras da ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), que desenvolve o projeto em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, e a coordenação do esporte educacional da Secretaria de Esportes, elaboraram esse novo formato de aulas virtuais para oferecer uma alternativa aos alunos enquanto as aulas presenciais não eram retomadas, devido ao agravamento da crise sanitária em decorrência da pandemia do coronavírus.

O projeto Esporte Cidadão está em seu sexto ano de execução e foi idealizado para atender aproximadamente 7 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos de idade, matriculados na rede de ensino pública e privada de Indaiatuba, oferecendo aulas gratuitas em 18 modalidades esportivas no contraturno escolar.

O Esporte Cidadão (Ano VI) é um projeto de esporte educacional desenvolvido pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Indaiatuba, que recebe recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, e conta com o incentivo da Fundação John Deere, Mann+Hummel do Brasil e Smart Fit.

Para assistir às Aulas Virtuais do Esporte Cidadão (Ano VI), clique nos links abaixo:

Youtube:  ONED Esporte Cidadão

Site Prefeitura: www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/aulas-virtuais

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