Alunos do Esporte Cidadão (Ano V) participam de atividades sobre Ética

Pais e filhos juntos em dinâmica sobre Ética no Centro de Lutas João Pioli, em Indaiatuba

            Respeito, regras, direitos e deveres, valores morais e sociais. Esses foram os assuntos trabalhados durante o mês de fevereiro nas aulas do projeto Esporte Cidadão (Ano V).

            Mas o que esses temas têm a ver com as aulas de esporte? No Esporte Cidadão, tem  tudo a ver.

            Isso porque como o projeto tem caráter educacional, além da prática das modalidades esportivas, os alunos atendidos também aprendem sobre temas transversais que priorizam a integração social e buscam transmitir conceitos e valores ligados à cidadania, preservação ambiental, multiculturalidade, promoção da saúde e educação, entre outros.

            Em cada mês é abordado um tema diferente. Em fevereiro, o tema foi Ética. “Os alunos do Esporte Cidadão (Ano V), pesquisaram, refletiram e debateram sobre Ética nas aulas. Ao final do mês, eles participaram de diversas atividades e dinâmicas relativas ao assunto. “Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo e por isso trabalhamos em aula temas importantes que fazem a diferença na vida dos alunos, seja no projeto, na escola, em família ou na sociedade”, explica a coordenadora da ONED, Débora Tomazelli.

            Nas aulas de vôlei, por exemplo, os alunos ficaram responsáveis por arbitrar os jogos. “O objetivo era que eles percebessem a importância do respeito às regras, ao juiz, aos adversários, ter tolerância, mesmo ao discordar de uma decisão”, conta o professor de vôlei Eder Oliveira.

            Nas aulas de Ginástica Artística foi proposto um jogo de Queimada. “Todos conheciam o jogo, que possui variações, e como eles não definiram as regras antes de começar, houve conflitos. No final, fizemos essa reflexão de como as regras são importantes para o bom convívio social”, diz a professora de Ginástica Artística, Renata Lima.

            No Centro de Lutas João Pioli, os pais também foram convidados a participar das atividades. Eles desenharam com os filhos e fizeram dinâmicas. Os alunos também produziram vídeos com entrevistas sobre o tema.  “Nós percebemos que muitos alunos não sabiam sequer o significado da palavra Ética. No Centro de Lutas João Pioli, houve grande participação dos alunos e também dos pais. Foi gratificante ver os trabalhos que desenvolveram,”, disse o professor de Jiu Jitsu, Renato Satílio.

            “O engajamento dos alunos foi grande. Eles aceitaram bem a ideia do tema transversal, o que mostra que estão abertos, procurando por educação, por carinho, por atenção e precisa apenas do estímulo. Vimos o resultado, fruto da dedicação de todos da Secretaria de Esportes, professores, coordenadoras da ONED em conjunto com os pais e as crianças”, afirma Ricardo Leite. “É bacana isso, porque ajuda a gente na educação, pra eles aprenderem desde cedo a questão do respeito, da educação, de emprestar e devolver, saber fazer o certo. É a primeira vez que eles estão participando do projeto e eu estou gostando demais! Eu achei que era só o exercício, o esporte, mas não, tem esse outro lado que vai agregar muito!”, afirma Naldimar Oliveira Pedra, pai dos alunos Lucas Pedra (7 anos – Jiu Jitsu) e Vitor Pedra (13 anos – Taekwondo).

            Rosana Alves do Nascimento, mãe do Miguel Alves de Oliveira, 7 anos, aluno de Jiu Jitsu, conta que o filho sempre comenta com ela o que aprendeu nas aulas do Esporte Cidadão. “Ele chegou em casa dizendo que íamos fazer um desenho sobre Ética e falou: – Ética é fazer o certo mesmo quando não tem ninguém te olhando!”.                        

Os temas transversais fazem parte da proposta do programa de esporte educacional Esporte Cidadão (Ano V), desenvolvido pela ONED, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, com apoio da Smart Fit, Fundação John Deere e Mann+Hummel do Brasil.

Siga a ONED nas redes sociais:

www.facebook.com/onedbrasiloficial

www.instagram.com/onedbrasiloficial

Clique aqui para ver mais fotos.