Novo Coronavírus foi tema transversal nas aulas do Esporte Cidadão (Ano V)

Experiência ilustra como lavar as mãos ajuda na prevenção da doença

O Novo Coronavírus (Covid-19) foi o assunto do tema transversal das aulas do Esporte Cidadão (Ano V), na semana passada, antes do fechamento dos núcleos esportivos e da determinação da suspensão das aulas do projeto.

Durante o planejamento realizado com as coordenadoras da ONED, os professores foram orientados a tratar do tema, mostrando aos alunos sobre as medidas de prevenção à contaminação.

“No início do ano, as coordenadoras da ONED fazem um planejamento em que são programados mês a mês, semana a semana, os assuntos que serão tratados nos temas transversais e que serão abordados nas aulas, cumprindo a proposta de caráter educacional do Esporte Cidadão, que busca o desenvolvimento integral do aluno e não apenas a prática esportiva. Entretanto, quando há necessidade de abordar algum assunto que esteja impactando diretamente a realidade dos alunos, as coordenadoras alteram a programação das aulas, como aconteceu agora, com a pandemia da Covid-19. Diante da necessidade de informar os alunos, os professores foram orientados a realizar rodas de conversa e atividades sobre o tema, com o objetivo de alertá-los sobre a importância da prevenção contra o Novo Coronavírus que atinge o mundo”, explica a coordenadora, Fabiana Biondi.

Nas aulas, os professores, de forma lúdica, conversaram com os alunos e fizeram algumas dinâmicas para mostrar a importância de lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar aglomerações entre outras recomendações.

Clique aqui para assistir ao vídeo em que a professora de ginástica artística, Renata Lima, reproduz uma experiência que viralizou na internet e que mostra a importância de lavar as mãos para a prevenção da Covid-19.

Para saber mais sobre o que fazer para se prevenir do Novo Coronavírus acesse o site www.coronavirus.saude.gov.br .