Famílias dos alunos aprovam aulas virtuais do Esporte Cidadão

Nicolly fazendo a aula virtual de Ginástica Artística

                As aulas virtuais do Esporte Cidadão (Ano VI) nasceram para atender os alunos do Esporte Cidadão (Ano VI) que ficaram sem as aulas presenciais do projeto, devido à pandemia de Covid-19.

                Desde maio de 2021, toda semana são disponibilizadas aulas novas para os alunos no canal do Youtube ONED Esporte Cidadão e também no site da Prefeitura de Indaiatuba, com grande variedade de exercícios, atividades, desafios, além de reflexões sobre diversos temas como Cidadania, Saúde, Tecnologia, Meio Ambiente, Ética, entre outros, que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos.

                Nicolly Hanada Misurini, de 9 anos, é aluna de Ginástica Artística do Esporte Cidadão,  desde 2019, e é uma das alunas que se beneficiaram das aulas virtuais.

Veja a seguir o depoimento de sua mãe, Cynthia Hanada Misurini:

“A Nicolly estava praticando atividades físicas somente pela escola nas aulas de Educação Física e Jogos Coorporativos. Mas agora com os vídeos do Projeto Esporte Cidadão no Youtube, quando ela não precisa estudar para as avaliações na escola, ela pratica um pouco a cada dia!

Eu gostei muito pelo fato de incentivar a Nick a se movimentar e praticar as atividades! Fazer algo que ela gosta e que traz benefícios a ela. (E não passar grande parte da tarde sentada no sofá em frente à TV).

Ela adora as aulas, lógico que ela prefere as presencias, pelos amigos e também por passar um bom tempo fazendo o que gosta nos aparelhos. Porém, as aulas online ajudaram ela a praticar os exercícios e se divertir ao mesmo tempo! Até a irmãzinha participa, copiando os movimentos da Nicolly. E eu confesso que já fiz algumas aulas com ela também!

Sempre fui a favor de atividades, brincadeiras, exercícios, etc., com as crianças. Antigamente, podíamos brincar com os amigos nas ruas e era tudo bem tranquilo. Hoje com o crescimento da cidade, fica mais difícil! Sem contar com a situação do Covid que enfrentamos hoje. Fazendo o isolamento, as crianças são as que mais sofrem!

E muitas vezes, nós pais não podemos nos dedicar 100% com a criançada. O que acaba levando-as às telas.

Porém, com as aulas do projeto no Youtube, a criança faz a aula, a família participa e acaba tudo virando brincadeira! E isso acho muito importante, principalmente nessa fase complicada em que elas estão distantes dos amiguinhos!”

                Depoimentos como este dão a certeza à equipe do Esporte Cidadão de que a decisão de buscar o novo formato para o projeto foi acertada nesse momento tão diferente e peculiar, apesar de todos os desafios enfrentados por todos. “Gostaria de falar sobre metanoia que significa a ação de mudar de ideia ou pensamento, ou seja, deixar de seguir ou acreditar em determinada coisa para vivenciar um novo modo de enxergar a vida, por exemplo. Esse ano tem sido muito desafiador para todos, precisamos nos organizar de forma diferente para estarmos perto dos nossos alunos. Assim, surgiu a ideia de fazermos as aulas virtuais enquanto não pudermos nos encontrar nos núcleos esportivos. Começamos devagar para percebermos se o que estávamos fazendo seria praticável, lúdico, produtivo e motivante. Ter um retorno como da Cyinthia (mãe da aluna Nicolly), nos faz acreditar que estamos no caminho para incentivar as crianças a praticar atividades físicas em casa, direcionadas e planejadas com muito carinho pelos nossos professores”, ressaltou Silvia Queriquelli, coordenadora do Esporte Educacional da Secretaria de Esportes.

“Quando começamos a planejar e gravar as aulas virtuais tínhamos o intuito de levar até os alunos uma aula divertida, com direcionamento e que os aproximasse um pouco das modalidades do projeto Esporte Cidadão e também dos professores. Nossa intenção foi incentivá-los a sair do vídeo game / redes sociais e a praticar um pouco de atividade física mesmo estando em casa. Fazer o corpo se mexer e se movimentar de forma prazerosa e produtiva. É gratificante saber que estamos alcançando nossos objetivos, cada aula é planejada com muito cuidado e carinho pelos professores e também por nós, coordenadoras da ONED e ver o resultado, me deixa muito feliz e satisfeita”, concluiu Alessandra dos Santos, coordenadora da ONED.

Cynthia, mãe de Nicolly: “As aulas online ajudaram ela a praticar os exercícios e se divertir ao mesmo tempo!