Esporte Cidadão provoca mudanças na qualidade de vida dos alunos

Gustavo Carvalho tem 11 anos e começou a praticar tênis no projeto Esporte Cidadão em 2014, no núcleo do Sesi, com o professor Alfredo José de Souza.

No mês de julho, Gustavo participou do seu primeiro torneio oficial e conquistou o 1º lugar no Torneio da Liga Jundiaiense de Tênis, etapa Tênis Clube de Indaiatuba.

O professor conta que Gustavo é um aluno aplicado e que sempre gostou do esporte. “Depois das aulas ele continuava treinando sozinho e a família conta que ele também treinava em casa. Ele tem boa coordenação motora e é muito persistente, não desiste facilmente das coisas. Agora está colhendo os frutos!”, afirmou o professor.

O educador ressalta que desde que iniciou as aulas do projeto, Gustavo se desenvolveu não só na modalidade, mas também enquanto indivíduo. ”Quando começou no Esporte Cidadão, Gustavo queria ser sempre o primeiro, mas ao longo do tempo aprendeu a dividir, a esperar a vez, a ajudar os novos alunos, a partilhar o que aprendeu. Ele ficou ainda mais participativo nas aulas”, comentou Souza.

“Eu sempre fui muito ativo e meio elétrico. E o esporte está me ensinando a seguir regras e ter disciplina. Eu achei muito legal participar do torneio. Fiquei muito ansioso e na expectativa de tudo dar certo!”, contou o aluno Gustavo Carvalho.

Embora o Esporte Cidadão seja de caráter educacional, que não visa à competitividade, o resultado alcançado pelo aluno no torneio e sua evolução nas aulas, demonstra que o projeto impacta diretamente na vida dos seus alunos e vem atingindo as metas qualitativas propostas, como ocupar com qualidade o tempo livre dos alunos, fomentar um estilo de vida saudável e ainda trabalhar valores fundamentais à democracia e à cidadania. “Além de praticar o esporte que ele tem aptidão ele aprende a respeitar os outros, a ter disciplina e educação. Estamos muito satisfeitos com o projeto”, afirmou o tio do aluno, Ariovaldo do Prado Amigo.

“Devo agradecer! Queria muito que outras cidades desenvolvessem um projeto assim, pois considero o esporte um mecanismo de defesa contra várias coisas ruins que podem acontecer durante a fase da adolescência, como vícios e criminalidade. Temos muita sorte de conseguir participar desse projeto e também ter um professor tão atencioso e competente!”, ressaltou Vanessa Correa, assistente tributário, mãe do Gustavo.

O Projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela ONED, Organização Nacional das Entidades do Desporto, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, é incentivado pela empresa John Deere do Brasil e pelo Banco Sofisa. Recebe recursos via Lei de Incentivo do Ministério do Esporte desde 2014.

 

Posted by admin