Esporte Cidadão estimula a prática esportiva

Projeto é oportunidade para muitas crianças e jovens se dedicarem ao esporte

O Esporte Cidadão, projeto desenvolvido pela ONED, Organização Nacional das Entidades do Desporto, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, tem transformado a vida de muitas crianças e jovens, como aconteceu com Matheus da Silva Daniel, de 15 anos.

Há dois anos, Matheus, então com 13 anos, inscreveu-se para as aulas de Jiu Jitsu e Taekwondo do Esporte Cidadão, e neste ano passou a frequentar também as aulas de Caratê, todas no Núcleo Centro de Lutas João Pioli.

Neste ano, ele começou a participar de competições e conquistar algumas premiações. A última delas foi a medalha de prata conquistada na Copa São Paulo de Taekwondo, realizada em Mogi das Cruzes, no dia 10 de setembro. “Eu me inscrevi no Esporte Cidadão porque o esporte faz bem à saúde. Aos poucos eu percebi que estava indo bem nas aulas e não conseguia mais ficar sem treinar. Hoje, faço três treinos por dia e se pudesse ficava o dia todo no tatame. O esporte me ensinou muita coisa: disciplina, respeito, ter responsabilidade, me ajudou a melhorar na escola, é muito bom! Se não fosse o Esporte Cidadão, com certeza eu não teria tido a oportunidade de conhecer o Jiu Jitsu, o Taekwondo, o Caratê”, afirma Matheus.

“Matheus sempre foi um aluno educado e dedicado,com ótima desenvoltura na luta,  não falta às aulas e está sempre pronto a ajudar os outros alunos”, conta o professor de Taekwondo, Luis Fernando Büll.

Segundo Roberto Daniel, pai de Matheus, foi através do Esporte Cidadão que o filho passou a se interessar mais pelo esporte e notou ainda algumas mudanças no seu comportamento. “Depois que começou a frequentar o projeto ele ficou mais interessado pelo esporte, ficou mais calmo, está mais focado, respeita mais aqui em casa. Eu tenho certeza de que o esporte, com o acompanhamento de um professor, ensina a ter mais responsabilidade, a respeitar o outro e isso só acrescenta coisas boas na vida do jovem”, afirma o pai do aluno.

“O projeto Esporte Cidadão, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos alunos atendidos, de diminuir a vulnerabilidade social e preencher com qualidade o tempo ocioso da criança e do jovem, desperta também o interesse pela prática esportiva, como aconteceu com Matheus e outros alunos. O projeto é muitas vezes a única oportunidade para muitas crianças e jovens de praticar um esporte. É gratificante ver os resultados desse trabalho”, ressalta Rene Eduardo Salve, diretor executivo da ONED.

O projeto Esporte Cidadão é incentivado pela empresa John Deere do Brasil e do Banco Sofisa, via Lei de Incentivo do Ministério do Esporte.

Posted by admin