Especialista em qualidade de vida é uma das coordenadoras do projeto

A partir deste ano, o projeto Esporte Cidadão passa a contar com uma coordenadora especialista em qualidade de vida.

Valéria Bonatti, formada em Educação Física, foi contratada pela ONED, Organização Nacional das Entidades do Desporto, que desenvolve o projeto em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, para coordenar as modalidades da área de quadra e campo.

Ela conta que já havia trabalhado com esporte de lazer há alguns anos, mas depois se especializou em promoção da qualidade de vida através do esporte, atuando em empresas na região.

No Esporte Cidadão, ela espera contribuir para promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, um dos objetivos do projeto. “O esporte e a educação devem ser aliados porque juntos promovem o desenvolvimento integral da criança e ajudam a formar pessoas do bem, que no futuro irão contribuir para uma sociedade saudável em todos os sentidos”, afirma Valéria.

Os coordenadores do Esporte Cidadão atuam no auxílio aos professores não só no planejamento das aulas, como também lhe oferecem suporte, contribuindo para melhorar o trabalho desenvolvido junto às crianças. “O objetivo do esporte educacional é diferente do esporte competitivo, em que se visa o resultado. O esporte educacional tem outros objetivos, como formar o caráter e desenvolver valores como respeito, educação, saber ganhar e perder, cumprir regras, trabalhar em equipe. O professor é então exemplo para os alunos. Ele é um educador, não um técnico. Deve ensinar, através do esporte, valores que farão a diferença na vida desses jovens hoje e no futuro”, complementa.

Valéria Bonatti afirma que o Esporte Cidadão é fundamental para a cidade. “Esse projeto educacional oferece inúmeros benefícios à sociedade. No momento atual, em que há predominância da violência, o esporte educacional cumpre um importante papel para prevenir os jovens dos problemas sociais como as drogas, a violência, a criminalidade, doenças, ajuda no combate ao sedentarismo, além de melhorar o convívio em sociedade e promover a paz social”, conclui.

O Esporte Cidadão é desenvolvido pela ONED, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, e é incentivado pela empresa John Deere do Brasil e pelo Banco Sofisa. Recebe recursos via Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, desde 2014.

Posted by admin