Consciência ecológica é tema transversal nas aulas do Esporte Cidadão

Dentro da proposta educacional do projeto Esporte Cidadão, cada mês do ano os professores trabalham com os alunos um determinado assunto, chamado tema transversal. O tema abordado visa ao desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania, através da transmissão de valores e conceitos ligados à promoção da saúde e educação e preservação do meio ambiente.

No mês de setembro, os temas transversais trabalhados nas aulas do projeto Esporte Cidadão trataram da consciência ecológica. Os professores conversaram com os alunos e propuseram reflexões sobre o consumo de produtos, a reutilização de materiais, a importância da preservação do meio ambiente para o nosso planeta. Num outro momento, os alunos confeccionaram os próprios brinquedos utilizando materiais recicláveis. O resultado foi surpreendente! Eles fizeram jogos, carrinhos para bonecas, bolsas, bonecos, bichos, entre outros. Depois puderam compartilhar e brincar com os amigos os brinquedos feitos por eles mesmos. Eles se divertiram muito! “Acho de extrema importância que as crianças desenvolvam a consciência ecológica e abram sua mente para as inúmeras possibilidades do que fazer com material que iria para o lixo. Além dessa descoberta, a atividade estimulou também a imaginação e a criatividade dos alunos”, afirma Cristiane Loriato, professora de Ginástica Rítmica.

O Projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela Organização Nacional das Entidades do Desporto (ONED), em sua 4ª edição na cidade de Indaiatuba-SP, é referência no país. Realizado em parceria com a prefeitura de Indaiatuba, é incentivado pela John Deere do Brasil e pelo Banco Sofisa, através da Lei de Incentivo do Ministério do Esporte. Oferece 7 mil vagas para aulas gratuitas de 20 modalidades esportivas para crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos, em 19 núcleos distribuídos pela cidade.

 

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