Aulas virtuais são alternativa para a prática de exercícios para crianças e adolescentes na pandemia

Sara Piato de Salles, de 13 anos, voltou a fazer atividade física depois de mais de um ano parada, desde que as aulas do projeto Esporte Cidadão, em Indaiatuba, foram suspensas, devido à pandemia do coronavírus. Ela é aluna do projeto desde 2019, e está inscrita nas modalidades Natação e Ginástica Rítmica.

A mãe, Cristiane Aparecida Piato, contou que desde o primeiro dia em que as aulas virtuais foram disponibilizadas, a filha não perde uma aula. “Ela gosta muito! Desde o primeiro dia, ela faz as aulas de Ginástica Rítmica e de Natação. Eu achei muito legal essa ideia das aulas virtuais, porque mesmo se as aulas presenciais estivessem acontecendo, eu não a levaria. Então, é uma forma de ela estar ligada com as professoras, estar em contato com elas. Ela já aprendeu movimentos novos, não está parada. Acho isso importante”, comentou a mãe da aluna.

Sara afirmou que está gostando bastante das aulas. “É bem legal pra gente continuar aprendendo. As aulas virtuais vão me dar mais flexibilidade e força. Faço movimentos que por conta da pandemia eu não podia aprender e agora as aulas virtuais estão me ajudando”, disse a aluna.

Cristiane disse ainda que ela e a sobrinha também fazem as aulas virtuais do Esporte Cidadão, junto com a filha. “Estamos fazendo as aulas junto com a Sara desde o primeiro dia. E na primeira aula ficamos bem cansadas!”, comentou Cristiane. A professora de Ginástica Rítmica, Thais Souza, ressaltou que o trabalho tem sido gratificante. “É ótimo saber que as aulas estão chegando aos nossos alunos, e que está reunindo famílias para fazer uma atividade juntos. Nosso objetivo é que as crianças mantenham o contato com a modalidade e com os professores, e que tenham uma opção de atividade física para fazer em casa, por isso, estamos adaptando as aulas para o formato online, utilizando o espaço e os materiais que os alunos têm disponível. É gratificante saber que está dando certo”, comemorou a professora Thais.

Sara comentou que ficou muito curiosa quando soube que haveria aula virtual de Natação. “Eu não sabia que dava pra fazer aula de Natação virtual, que a gente podia fazer exercícios de Natação, fora da água! É muito legal”, explicou a aluna.

Segundo a professora de Natação, Gabriela Feltran, as aulas virtuais têm sido desafiadoras. “Quando o projeto das aulas virtuais nos foi proposto, uma grande questão ficou na nossa cabeça: ‘Como vamos tirar a natação de dentro da piscina e fazer com que os exercícios façam sentido com o que o aluno aplicava dentro d’água?’. E a resposta foi uma só: ‘Vamos ter que nos reinventar e começar algo do zero’. Não está sendo fácil, é bem desafiador, mas tem sido muito divertido. Espero que os alunos estejam se divertindo assistindo e fazendo as aulas, tanto quanto estamos nos divertindo para gravá-las. Me deixa muito feliz em saber que todo nosso trabalho, estudo e planejamento tem tido um resultado tão bom e que os alunos estão realmente fazendo, e o melhor, aprendendo e se divertindo. Nós só temos a agradecer a todos alunos e alunas que estão seguindo as aulas. Estamos morrendo de saudades de cada um de vocês! Não vemos a hora de estar de volta à piscina!”, declarou a professora Gabriela.

“As aulas virtuais também dão a oportunidade para as crianças conhecerem outras modalidades, bem como os professores que atuam em outras áreas. Tudo isso poderá contribuir para aperfeiçoar o aprendizado de diversas modalidades esportivas coletivas e/ou individuais incentivando-as a praticar esportes”, afirmou a coordenadora de área pedagógica da ONED, Valéria Bonatti.

Para acessar as Aulas Virtuais Esporte Cidadão (Ano VI):

Site Prefeitura: www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/aulas-virtuais

Youtube:  ONED Esporte Cidadão

Esporte Cidadão (Ano VI), projeto de esporte educacional desenvolvido pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Indaiatuba, recebe recursos via Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, com apoio da Fundação John Deere, Mann+Hummel do Brasil e Smart Fit.

Avise os amigos sobre as nossas aulas virtuais.

Acompanhe a ONED :

IG: @onedbrasiloficial

FB: https://www.facebook.com/onedbrasiloficial

Site: http://www.oned.com.br/