Atividades e exercícios colocam alunos do Esporte Cidadão em movimento

Thainá Venceslau Pereira, 10 anos, é aluna do projeto Esporte Cidadão (Ano VI) nas modalidades Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim.

Desde que as aulas foram suspensas como medida de controle da pandemia de Covid-19, a menina viu sua rotina mudar também em relação à prática de atividade física. “A Thainá é uma menina bem ativa. Ela começou a praticar natação bem cedo por recomendação médica, pois tinha problemas respiratórios. Na época, morávamos em São Paulo. Quando viemos para Indaiatuba, em 2019, ficamos sabendo sobre o projeto e mostramos para ela que quis participar das aulas”, lembra o pai da aluna, Willian Pereira dos Santos.

Willian conta que durante a pandemia, Thainá parou quase que totalmente de fazer exercícios. “Ela está muito mais inativa. Passa muito tempo jogando videogame”, lamentou. Segundo o pai da aluna, as aulas virtuais do Esporte Cidadão vieram em boa hora. “Achei fantástico! Tem sido muito motivacional para ela. Ela fica mais animada, principalmente por ver as professoras ensinando as atividades”, declarou Willian.

Thainá concordou com o pai e disse que está gostando muito das aulas. “Eu estou achando bem legal porque a gente está em quarentena e ficava muito parada, então está sendo legal fazer as aulas”, afirmou.

“As restrições da fase vermelha do Plano São Paulo nos pegou de surpresa com a suspensão das aulas e tivemos que adotar medidas que pudessem favorecer os beneficiários do projeto. Ficamos bastante satisfeitos com a receptividade das aulas virtuais pelos pais e alunos do Esporte Cidadão que agora podem aproveitar esse material em benefício da saúde das crianças com a prática de atividade física em casa”, afirmou o Diretor Executivo do projeto, Renê Eduardo Salve.

As aulas virtuais

Em março de 2020, as aulas do Esporte Cidadão foram suspensas para conter o avanço da Covid-19. Em 2021, as coordenadoras da ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), que desenvolve o projeto em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, e a coordenação do esporte educacional da Secretaria de Esportes, elaboraram esse novo formato de aulas virtuais para oferecer uma alternativa aos alunos enquanto as aulas presenciais não forem retomadas, devido ao agravamento da crise sanitária em decorrência da pandemia do coronavírus.

Desde o dia 11 de maio, as aulas virtuais estão sendo disponibilizadas no Youtube, no Canal ONED ESPORTE CIDADÃO, e no Site da Prefeitura de Indaiatuba. As modalidades oferecidas pelo projeto foram divididas em seis áreas: Futebol/Futsal, Esportes de Quadra, Esportes Diversos, Lutas, Ginásticas e Natação. Toda semana é publicada uma nova aula de cada área, que é dividida em três blocos.

O projeto Esporte Cidadão foi idealizado para atender aproximadamente 7 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos de idade, matriculados na rede de ensino pública e privada de Indaiatuba, oferecendo aulas gratuitas em 18 modalidades esportivas no contraturno escolar.

O Esporte Cidadão (Ano VI) é um projeto de esporte educacional desenvolvido pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Indaiatuba, que recebe recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, e conta com o incentivo da Fundação John Deere, Mann+Hummel do Brasil e Smart Fit.

SERVIÇO:

Para acessar as Aulas Virtuais Esporte Cidadão (Ano VI):

Site Prefeitura: www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/aulas-virtuais

Youtube:  ONED Esporte Cidadão