2º dia do Encontro Esporte Cidadão reúne mais de 500 alunos

Foto: Jean Antunes
Foto: Jean Antunes

No dia 09 de abril, foi realizado o segundo dia do 3º Encontro Esporte Cidadão, com as disputas nas modalidades Capoeira, Ginástica Artística, Voleibol, Basquete e Handebol.
O evento, que faz parte do calendário do Projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), reuniu professores, alunos, pais e convidados. Ao todo participaram 570 alunos.
No Parque Corolla aconteceu o Encontro de 58 alunos da Capoeira. No Centro Esportivo do Trabalhador, houve a participação de 122 alunos de voleibol, 59 alunos de Basquete e 94 de Handebol. E na Quadra 23 marcaram presença 237 alunos de Ginástica Artística.
Os pais também prestigiaram os filhos e afirmam que o projeto tem transformado a vida dos jovens. “Sempre incentivei a Amanda a praticar esporte porque ela sempre gostou. Ela participa do Esporte Cidadão há três anos e eu acho o projeto excelente: é organizado, os professores são bons, são rigorosos, exigem disciplina e educação. O esporte é bom para estimular o jovem a ter compromisso, ter responsabilidade e isso é importante para o desenvolvimento dela”, ressalta Sirley Sthal da Silva, 47 anos, comerciante, mãe de Amanda Rafaela da Silva, aluna de Voleibol do Núcleo Centro Esportivo do Trabalhador.
“A Luana é aluna do Esporte Cidadão há apenas dois meses e está gostando muito. Apesar do pouco tempo ela já está conseguindo fazer várias coisas como estrelinha, parada de mão, que ela não fazia antes. Isso me surpreendeu. O projeto está ajudando a melhorar a autoestima dela, a fazer novas amizades, está bem entrosada”, declara Alan Carlos Rosa, 37 anos, eletricista em manutenção, pai de Luana Bertim Rosa, aluna de Ginástica Artística do Núcleo Centro de Ginástica.
O Encontro Esporte Cidadão tem o objetivo de reforçar junto às crianças e jovens os valores inerentes ao esporte, como o trabalho em equipe, a disciplina, a ética e a determinação. Durante as aulas do mês de março foram abordados nos Temas Transversais a questão do ganhar e perder (amigos, namorados, entes queridos, bens de consumo, competição e jogos).
O Esporte Cidadão é um programa de caráter socioeducativo, que recebe desde 2014 recursos via Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, com coordenação da ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), tendo atualmente o suporte das empresas patrocinadoras Toyota do Brasil, John Deere do Brasil e Ticket Serviços e das apoiadoras Mann+Hummel Brasil e Plastek do Brasil. Oferece aulas gratuitas de 23 modalidades esportivas em 18 núcleos distribuídos pela cidade. São 7 mil vagas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Fotos: Jean Antunes

 

Posted by admin